ATENÇÃO, POR FAVOR!


Mudei-me! Agora estou aqui:

I moved! Now I'm here:

www.anapina.com

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Juan Muñoz: uma retrospectiva | em Serralves


Juan Muñoz: uma restrospectiva é sem dúvida uma daquelas exposições a não perder no Museu de Serralves.

Foi a manhã do primeiro Domingo do ano que dediquei a este escultor espanhol. Já podia ter visto ao vivo a sua última obra, instalada desde a iniciativa Porto 2001 no Jardim da Cordoaria, mas como este é um dos percursos que só faço de carro, geralmente demasiado preocupada à procura de lugar para estacionar (e raramente à luz do dia), sempre me passou um pouco ao lado (embora não tenha passado despercebida) esta sua instalação. Senti-me então na obrigação de ver a exposição atentamente, já que esta, dificilmente terei oportunidade de rever. Só estará patente até ao dia 18 de Janeiro, por isso, se ainda não foram ver, pensem nisso, porque também já não têm muito tempo! E também não têm desculpa...


A figura humana (ou quase), na sua igualdade, mas também na sua diferença (a estatura e as roupas podem ser iguais, mas a postura não deixa de transparecer a particularidade de cada um), na sua transfiguração, deformação ou expressão dos seus sentimentos mais recônditos... é este o tema principal - melhor dizendo, são muitos. Vale a pena vê-los por fora e senti-los por dentro - olharmo-nos ao espelho como se procurássemos algo; gritarmos para uma parede, quando a nossa própria sombra parece intimidar-nos; escutarmos às paredes quando não conseguimos ouvir-nos a nós mesmos... ou rirmo-nos dos outros quando não temos noção da nossa própria figura...


É também uma relação entre a figura e o espaço - a arquitectura, a forma como a nossa apropriação do espaço ou a sua transformação o influencia, através da adição de elementos simples como um padrão geométrico, um espelho, um tapete, uma varanda sem janela que lhe dê acesso ou um corrimão a que não precisamos de agarrar-nos - ou estará lá para dar-nos o conforto de podermos agarrarmos a algo, mesmo quando nos achamos auto-suficientes?


Mais importante do que serem visualmente apelativas, são obras que, sem dúvida, nos fazem pensar. Não percam a oportunidade, então.

3 comentários:

  1. oi,lendo este texto e apreciando as fotos confesso que fiquei ansioso em querer saber mais sua sua opinião pois quando diz ..."olharmo-nos ao espelho como se procurássemos algo; gritarmos para uma parede, quando a nossa própria sombra parece intimidar-nos; escutarmos às paredes quando não conseguimos ouvir-nos a nós mesmos... ou rirmo-nos dos outros quando não temos noção da nossa própria figura..."
    vejo que sua visão sobre o tema quase que transcecede todo corpo ou idéia, não sei, magnífica leitura, me fez muito pensar, até mesmo com o pouco visual.
    interessante,
    prazer tudo de bom.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de obras de arte que fazem pensar... e Juan Muñoz consegue fazê-lo. Se visitasse a exposição perceberia melhor o que quero dizer, mas ainda bem que as minhas palavras conseguiram ser expressivas e fazê-lo pensar também. Talvez encontre boas imagens de outras obras do escultor na net.

    Muito obrigada pelo comentário e pela visita!

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua impressão digital: pode ser um comentário, uma sugestão ou simplesmente um pensamento... este espaço é teu.