ATENÇÃO, POR FAVOR!


Mudei-me! Agora estou aqui:

I moved! Now I'm here:

www.anapina.com

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Morte em Veneza | Thomas Mann

Venice, upload feito originalmente por An Gobán Saor.

Como prometido, aqui fica a reacção, depois do livro lido.
Continuo sem perceber o fascínio, mas suponho que depois de ver o filme poderei ter uma opinião mais formada, pois nem sempre (ou nunca) um explica completamente ou substitui o outro. Mas imagino um filme feito de momentos que se sucedem em movimento lento - pois assim se desenrola o livro. O hipnotismo do belo - do ser físico, do ser intelectual, da cidade - Veneza.

A velhice e a morte, a juventude e a efemeridade do belo - a pedofilia platónica. A displicência da beleza física versus a consciência da maturidade intelectual (o génio). O livro é curto porque não conta uma história, é mais uma sucessão de momentos e emoções, que culminam no final fatal, cedo adivinhado - e que acaba por restituir uma certa dignidade ao protagonista, que a havia perdido, até perante si próprio, ao longo dos devaneios pessoais acerca do seu inocente (ou nem tanto, talvez fazendo lembrar uma Lolita?) objecto de desejo.

Não existe nada mais estranho e espinhoso do que a relação entre pessoas que só se conhecem de vista (...). Pois o ser humano ama e respeita o outro ser humano enquanto não está em posição de o julgar e o desejo é produto de um conhecimento insuficiente.

Do livro ficou a vontade de finalmente ver o filme e, a vontade (essa sim, imensa) de visitar aquela que é, sem dúvida, uma das mais belas cidades do mundo...

[Não imaginam o tempo que demorei a escolher esta foto entre as muitas, milhares, de belas fotos de Veneza que existem no Flickr. Percam por lá algum tempo também, vale a pena.]

2 comentários:

  1. Gostei muito do comentário ao livro. Mais uma vez parabéns.

    Já agora, valeu bem o tempo de indecisão na escolha da foto...é fantástica!

    Bjinhos

    RQ_

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! Pelo elogio e por continuares um leitor atento :)

    Quanto à foto... é realmente fantástica, mas acredito mesmo que será difícil tirar uma foto má em Veneza, a cidade é belíssima e eu estou ansiosa por lá ir!

    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua impressão digital: pode ser um comentário, uma sugestão ou simplesmente um pensamento... este espaço é teu.