ATENÇÃO, POR FAVOR!


Mudei-me! Agora estou aqui:

I moved! Now I'm here:

www.anapina.com

terça-feira, 21 de outubro de 2008

livros

 
 

É sempre com entusiasmo que começo a leitura de um novo livro. Ainda guardando frescas na memória as sensações do livro anterior, pego num novo livro como se fosse uma missão cuja continuidade não pode ser quebrada. Posso não começar a lê-lo logo de seguida, mas escolher o próximo contemplado faz parte da acção de guardar o livro lido na prateleira. Enquanto guardo um, observo os outros e escolho um deles, depois de ler um resumo, de folhear algumas páginas, tirar e voltar a guardar uns quantos.

Dificilmente é uma acção planeada, pois irá sempre depender da sensação que tiver deixado o livro acabado de ler e da curiosidade momentânea que me pode suscitar um tema ou autor novos. Ou a vontade que tiver de ler de novo um autor que me é familiar e do qual tenho já saudades... Mas têm sido poucos os autores a que regresso.

O último livro que li, O Anticristo, de Nietzsche, deixou-me um misto de confusão e clareza no espírito. Nunca tinha lido um livro de filosofia, não faz o meu género, mas sempre tive curiosidade de ler Nietzsche.  Encontrei a postura apaixonada e radical de que estava à espera. Mas o radicalismo assusta, sobretudo quando é usado para criticar atitudes que consideramos  fundamentalistas. A crítica contra o Cristianismo é brutal e chega a ser ofensiva, o que nos leva a questionar se afinal de contas concordamos com certos pontos de vista expostos, mesmo quando pensávamos concordar.

Ainda que seja uma céptica, não acho justo que tenhamos todos que pensar da mesma maneira. As crenças de uns são as incertezas de outros... Seja como for, questionar é preciso.

Agora... é a vez de Morte em Veneza. Outro autor alemão, curiosamente. Peguei nele um pouco por acaso, enquanto recordava uma conversa que tive recentemente e em que cheguei à conclusão de que era uma das poucas pessoas à face da terra que não tinha visto o tão aclamado filme de Visconti. "Imperdoável!", disseram-me, e eu respondi que ainda vou a tempo. Para já, leio o livro, que estava já na prateleira à minha espera...

3 comentários:

  1. Morte em Veneza: lido...mas confesso que não me marcou.
    Mas como dizes no teu texto "...não acho justo que tenhamos todos que pensar da mesma maneira..." e portanto fico a aguardar uma entrada neste blog a comentar esta obra :)


    Bjinhos

    RQ_

    ResponderEliminar
  2. E não deve faltar muito... o livro é pequenino :)
    Também não me está a entusiasmar demasiado até agora... mas tinha curiosidade de ler - especialmente de ver o filme, confesso, que ainda não vi. No fim prometo dizer o que achei!

    ResponderEliminar
  3. Olá kuartzo!
    O Blogue dos MANTEIGAS atribui-lhe um prémio. Venha recebê-lo aqui.
    Parabéns pelo seu blogue e continuação de bom trabalho.
    Manteigas

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua impressão digital: pode ser um comentário, uma sugestão ou simplesmente um pensamento... este espaço é teu.