ATENÇÃO, POR FAVOR!


Mudei-me! Agora estou aqui:

I moved! Now I'm here:

www.anapina.com

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Cegueira




Se puderes olhar, vê. Se podes ver, repara.
[Livro dos Conselhos, escrito na contracapa de Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago.]

Sou suspeita. Ensaio sobre a Cegueira é um dos meus livros preferidos de José Saramago. Fiquei curiosa desde que há meses atrás li que Fernando Meirelles iria realizar a sua adaptação ao cinema. Gostei muito de Cidade de Deus e Fiel Jardineiro, mas isto pareceu-me de uma grande responsabilidade.

Blindness consegue transmitir o peso da cegueira branca e a fraqueza da condição humana em momentos de desespero. Gostei muito do filme e recomendo, a quem leu e a quem não leu o livro, a quem gosta e a quem odeia Saramago. Obriga a pensar, que é coisa que faz falta; rouba-nos a fé na humanidade, mas só para voltar a fazer-nos crer de novo. No fim, é a dignidade humana (a pouca que resta), a união, a fraternidade, o amor desinteressado de um cão e a força de uma mulher a salvar-nos, a restituir-nos a esperança perdida. Ainda que de idênticos tenhamos muito pouco, se todos formos cegos, pouco haverá a distinguir-nos para além da nossa capacidade de nos mantermos humanos.

À saída do cinema ouvi uma amiga comentar para a outra que havia sido o filme mais chocante que tinha visto. Certamente não leu o livro... Eu continuo a achar que o mais chocante é o facto de a metáfora ser tão violenta por ser verdadeira.

Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem.

[a imagem, retirada do filme, encontrei-a aqui, o blog-diário mantido pelo próprio realizador.]

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com o comentário ao filme. Fui vê-lo esta semana e agora anseio ler o livro cujo conteúdo já me disseram ser ainda "mais violento"!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Como já disse sou suspeita, porque gosto muito de Saramago e deste livro em particular, mas acho que é uma excelente escolha! Depois de ver o filme, só falta mesmo ler o livro, para ficar com a visão global deste Ensaio Sobre a Cegueira. Só não te empresto eu o livro, porque o emprestei ao Hélder há meses e ele ainda não devolveu :) Mas depois quero saber o que achaste!

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua impressão digital: pode ser um comentário, uma sugestão ou simplesmente um pensamento... este espaço é teu.