ATENÇÃO, POR FAVOR!


Mudei-me! Agora estou aqui:

I moved! Now I'm here:

www.anapina.com

sábado, 15 de novembro de 2008

Arménio Losa + Cassiano Barbosa

Hoje optei por uma tarde didáctica e parti em direcção à Alfândega do Porto para ver a Exposição "Nosso Escritório" acerca do trabalho dos Arquitectos Arménio Losa e Cassiano Barbosa, a propósito das Comemorações do Centenário de Nascimento do primeiro. Às vezes sinto a necessidade de manter estes pequenos hábitos da vida de estudante - não digo isto assim porque ache que só os estudantes devam visitar exposições, nada disso! Mas a verdade é que agora o tempo é menor e o esforço para manter-me informada e disponível para estes eventos tem que ser maior... o que é, sem dúvida, triste.
Na exposição foi interessante descobrir alguns edifícios por que passo todos os dias nas ruas da cidade do Porto e que desconhecia serem da autoria destes arquitectos. Foi nostálgico olhar para esquiços e desenhos de projecto feitos à mão, recordar a sua beleza, a sua simplicidade e eficácia, a sua expressividade e, sobretudo, a forma como realizá-los nos fazia sentir mais perto do acto criador (mais uma vez, a liberdade - a ingenuidade - da vida de estudante...).

Por fim, deixo algumas fotos que eu própria tirei de uma obra de Arménio Losa e Cassiano Barbosa, uma das mais interessantes, que visitei a propósito da cadeira de História da Arquitectura Contemporânea, no 5º ano da Faculdade, conhecido como Bloco da Carvalhosa. Rua da Boavista, no Porto.

0 comentaram. E tu?:

Enviar um comentário

Deixa aqui a tua impressão digital: pode ser um comentário, uma sugestão ou simplesmente um pensamento... este espaço é teu.