ATENÇÃO, POR FAVOR!


Mudei-me! Agora estou aqui:

I moved! Now I'm here:

www.anapina.com

domingo, 12 de outubro de 2008

papelotes de salmão


Embrulhar numa folha de alumínio, dispostos em camadas:
... cebola cortada às rodelas, com azeite
... posta de salmão, temperada com sal e sumo de limão
... pimento vermelho cortado aos pedaços
... folhas de espinafre previamente cozidas

Repetir consoante o número de convidados para jantar.

As batatinhas foram experimentalmente colocadas num tabuleiro à parte, deixadas com casca, cortadas, regadas com vinho branco, temperadas com sal e ervas aromáticas - e revelaram-se uma óptima surpresa.

Levar ao forno cerca de 40 minutos e acompanhar com um bom vinho branco. Uma delícia.

É bom seguir receitas de um livro (ou mesmo da internet, hoje em dia encontram-se páginas bastante inspiradas, desde as mais oficiais, como a da Vaqueiro, até às mais pessoais, como esta), mas é ainda melhor personalizar, ainda que só em pequenos pormenores, e adaptar cada receita ao nosso gosto, apetite e aos ingredientes que temos disponíveis no momento. Improvisar não é assim tão difícil e é um dos factores que torna a arte de cozinhar tão interessante. E, claro, a merecida recompensa é só sobrarem pratos vazios em cima da mesa no final...

4 comentários:

  1. É o tipo de alimentação que faço. Estilo cozinha francesa. Também coloco cebolinho, quadradinhos de bacon e cenoura raspada. Nunca utilizei espinafres. Vou experimentar na próxima. Já que se liga o forno, é muito bom para sobremesa - maçãs assadas com mel e canela no mesmo sistema, embrulhadas em papel de estanho até metade e colocadas num tabuleiro. Assim o caramelo fica retido e a parte superior da maçã tostada e caramelizada. Et bon apetit

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas dicas! Também já experimentei com bifes de atum e com outro tipo de legumes, como cenoura e cogumelos, mas desde que experimentei com espinafres fiquei fã - ficam saborosos e dão ao peixe uma textura muito agradável. A vantagem da receita é que se pode ir variando e experimentando com legumes ou mesmo tipos de peixe diferentes.
    A minha mãe também usa esse truque da maça assada, está muito bem pensado ;)

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua impressão digital: pode ser um comentário, uma sugestão ou simplesmente um pensamento... este espaço é teu.