ATENÇÃO, POR FAVOR!


Mudei-me! Agora estou aqui:

I moved! Now I'm here:

www.anapina.com

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

stonehenge


Henge é uma estrutura arquitectónica pré-histórica. Não é só um conjunto de letras sem sentido que tornam a palavra Stonehenge difícil de pronunciar. Stone + henge. Agora faz todo o sentido!

A minha ignorância sentiu-se ameaçada depois de ler mais este artigo da National Geographic. Assino a revista (versão portuguesa) há já alguns meses e embora admire os artigos sobre animais e belezas naturais, não é difícil adivinhar que são as reportagens sobre história, arte, cidades e civilizações antigas os que mais me fascinam.

Este monstro pré-histórico parece agora frágil e descontextualizado. Mas foi em tempos um conjunto majestoso, provavelmente local de culto, romaria, adoração. Suposições... às vezes gostamos de ser nós a escrever a História. Nem sempre acertamos.
Nomeado para a votação das sete novas maravilhas do mundo, surpreendeu-me vê-lo nas fotos da reportagem, tão despido da imponência de outrora, habituada como estou a encará-lo como monumento incontestável da grandeza humana e da sua ilimitada capacidade de criar.

Não podemos cair na tentação de desvalorizar o passado em função do momento presente. Em Stonehenge resta-nos hoje o enigma, mas acima de tudo o peso da História e das pedras que parecem ter assumido vida e reunido para adorar a força de vontade dos homens, enquanto estes adoravam outros deuses.

[foto de Ken Geiger, Os Segredos de Stonehenge, NG | PT set'08]

0 comentaram. E tu?:

Enviar um comentário

Deixa aqui a tua impressão digital: pode ser um comentário, uma sugestão ou simplesmente um pensamento... este espaço é teu.