ATENÇÃO, POR FAVOR!


Mudei-me! Agora estou aqui:

I moved! Now I'm here:

www.anapina.com

sábado, 2 de maio de 2009

tarte folhada com recheio de carne e espinafres


Há algum tempo atrás comprei uma placa de massa folhada para usar posteriormente numa receita que me inspirasse. Com o prazo de validade da mesma a aproximar-se do fim apressei-me a percorrer alguns sites de receitas para encontrar a dita fonte de inspiração... não havia de ser difícil, eu adoro massa folhada! Já tinha antes experimentado uma receita que incluía colocar recheio de carne picada em pequenas trouxas de massa folhada, por isso agora queria experimentar algo diferente. Porque não uma tarte salgada? Encontrei então no site Vaqueiro uma receita que me deixou com água na boca... segui mais ou menos todas as instruções, mas se repararem até lhe mudei o nome e se compararem perceberão porquê.

A receita original é esta e aqui segue a minha interpretação pessoal:

... alourar em azeite cebola picada e bacon em pedaços
... juntar a carne de vaca picada (cerca de 300g), mexendo de vez em quando
... temperar a gosto, com sal e pimenta
... quando a carne perder o tom rosado, juntar cogumelos (uma lata pequena) cortados em pedaços
... juntar espinafres (pode ser em lata ou congelados, como eu usei), misturar e retirar do lume passados 5 minutos
... dispor numa tarteira metade da placa de massa folhada, cobrindo-lhe o fundo e lados
... colocar a mistura na tarteira e cobrir com o resto da massa folhada, enfeitando-a com eventuais pedaços de massa que sobrem
... levar ao forno cerca de 20 minutos até a massa ficar dourada (a minha ficou bem tostadinha, como se pode ver, mas garanto que estava deliciosa assim!)
... pode-se servir simples, acompanhada de arroz solto ou salada.

O que mais gosto nesta receita é o facto de ser tão versátil - facilmente se fazem novas combinações de ingredientes ou se substitui a carne, transformando-a num delicioso prato vegetariano. O que mais me tem surpreendido é o facto de os espinafres acabarem por dar sempre uma bela cor e sabor ao prato quando utilizados neste tipo de receitas, tal como aconteceu com os papelotes de salmão. Se duvidam, confiem no Popeye e experimentem!

0 comentaram. E tu?:

Enviar um comentário

Deixa aqui a tua impressão digital: pode ser um comentário, uma sugestão ou simplesmente um pensamento... este espaço é teu.