ATENÇÃO, POR FAVOR!


Mudei-me! Agora estou aqui:

I moved! Now I'm here:

www.anapina.com

sexta-feira, 17 de abril de 2009

eileen gray


Eileen Gray (Irlanda, 1878-1976). Mulher, artista, designer, arquitecta. Criadora de algumas das peças de mobiliário mais famosas do Modernismo, ainda hoje influencia os interiores das nossas casas: quem não está familiarizado (e apaixonado?), por exemplo, com mesa E1027? Continua a ser uma das minhas favoritas... mas há mais, muito mais! Uma casa com o mesmo nome, desenhada por Eileen em Roquebrune Cap Martin (1929) intrigou e obsecou Le Corbusier até à sua morte. Se para um a casa era uma máquina de habitar, para a outra era a extensão do Homem - ainda assim parece-me que os dois princípios se complementam.
Ontem cruzei-me por acaso com este programa a ser transmitido pela RTP2. Infelizmente não pude acompanhá-lo atentamente até ao fim, mas fiquei com vontade de ler mais sobre esta mulher tão avançada para o seu tempo, numa época, numa área profissional e num mundo tão controlado pelos homens.
Gosto imenso de design de inícios do século XX e de Arte Deco e não me importava de mobilar a minha casa assim. Vejam e passem a associar o nome de Eileen Gray a peças de mobiliário que provavelmente reconhecem...

[encontrei as fotografias aqui.]

0 comentaram. E tu?:

Enviar um comentário

Deixa aqui a tua impressão digital: pode ser um comentário, uma sugestão ou simplesmente um pensamento... este espaço é teu.