Eileen Gray (Irlanda, 1878-1976). Mulher, artista, designer, arquitecta. Criadora de algumas das peças de mobiliário mais famosas do Modernismo, ainda hoje influencia os interiores das nossas casas: quem não está familiarizado (e apaixonado?), por exemplo, com mesa E1027? Continua a ser uma das minhas favoritas... mas há mais, muito mais! Uma casa com o mesmo nome, desenhada por Eileen em Roquebrune Cap Martin (1929) intrigou e obsecou Le Corbusier até à sua morte. Se para um a casa era uma máquina de habitar, para a outra era a extensão do Homem - ainda assim parece-me que os dois princípios se complementam.
Ontem cruzei-me por acaso com este programa a ser transmitido pela RTP2. Infelizmente não pude acompanhá-lo atentamente até ao fim, mas fiquei com vontade de ler mais sobre esta mulher tão avançada para o seu tempo, numa época, numa área profissional e num mundo tão controlado pelos homens.
0 comentaram. E tu?:
Enviar um comentário
Deixa aqui a tua impressão digital: pode ser um comentário, uma sugestão ou simplesmente um pensamento... este espaço é teu.